Caracterização do modelo
Aplicações
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
Este modelo baseia-se na luminância que possibilita a transmissão dos componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV possibilita transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
O modelo YUV armazena a informação de luminância separada da informação de cor. Assim, o modelo YUV é determinado pela componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - V).
Com este modelo é possível mostrar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
Aplicações
O modelo YUV é adaptado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo. Este modelo possibilita uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.
O modelo YUV é utilizado pelos sistemas de televisão europeu PAL e francês SECAM e na compressão dos formatos JPEG/MPEG.
Cores em HTML
As cores presentes em páginas web utilizam normalmente o modelam RGB.
Inicialmente, os monitores apenas aprovavam uma paleta limitada de 256 cores RGB. Actualmente, com o aparecimento de monitores e placas gráficas que proporcionam uma profundidade de 24 bits, o uso dos 16.7 milhões de cores não traz problemas para qualquer computador que tem capacidade para processar este número de cores. No entanto, há outros dispositivos que permitem visualizar documentos de HTML e cuja capacidade cromática é ainda limitada, como é o caso dos telemóveis. Por isso, para o desenvolvimento de páginas web continua a ser recomendável utilizar um conjunto de 216 cores, e não 256, que correspondem a paleta de cores seguras utilizadas para a web.
Este conjunto de 216 cores resultou inicialmente da necessidade de os sistemas operativos precisarem de reservar um conjunto de cores, das 256 iniciais, para o desenho das suas interfaces gráficas.
Para o desenvolvimento de pagina web, estas 216 cores são consideradas cores seguras para a web, porque é garantido que sejam correctamente visualizadas em todos os sistemas sem serem alteradas ou truncadas.
A forma encontrada para criar uma paleta com as 216 (6*6*6) cores seguras foi defini-la a partir da combinação de vermelho, verde e azul com apenas os 6 códigos hexadecimais indicados no quadro 1.8.


Sem comentários:
Enviar um comentário